Episódio 2.10: The 23rd Psalm
Fonte: Lost Brasil
Episódio 2.10 - The 23rd Psalm: (Sobre Mr. Eko) Quando Sr. Eko fica sabendo das imagens da Virgem Maria, reage violentamente e quebra uma no meio, revelando seu conteúdo para Claire. E ela resolve não conversar mais com Charlie, o acusando de ser um viciado. Mas Charlie mente e diz que não sabia que havia heroína lá dentro. A conversa deles é interrompida por Eko, que exige ser levado ao lugar onde as estátuas foram descobertas, o avião.
E em flashback, descobrimos que Eko sabe disso tudo porque esse é o mesmo avião que ele pretendia usar para tirar drogas de sua terra natal, a Nigéria.
Parece que quando ele era criança, a milícia nigériana foi a sua cidade, interrompeu uma inocente partida de futebol, enfiou uma arma nas mãos de seu irmão mais novo Yemi e exigiu que Yemi atirasse num homem ou ele seria morto no lugar dele. Eko vai a frente e poupa seu irmão desse horror ao matar o homem. Os bandidos reconhecem sua bravura e o dão o nome de Sr. Eko, um assassino nato, e o iniciam como um deles. Arrancam uma cruz de prata do pescoço de Eko e o levam embora. Seu pequeno irmão Yemi pega a cruz e a poe em volta do pescoço.
Eko continua por esse caminho depois de adulto, se tornando um guerrilheiro, enquanto Yemi se torna um padre. Eko pensa num plano onde ele compraria 300 estátuas da Virgem Maria e tiraria as drogas do país dentro de um dos aviões da igreja, tudo isso disfarçado como um padre. Yemi rejeita a proposta, mas Eko o lembra que o dinheiro pode ser usado para comprar vacinas para a vila e finalmente apela para a chantagem, ameaçando queimar a igreja se seu irmão não concordar.
Yemi tenta impedir Eko entrando no fatídio vôo, mas leva um tiro no processo, e é colocado a bordo, deixando Eko para trás. Quando os militares chegam, Eko assume a identidade de seu irmão como um padre, a identidade que ele usa na ilha.
O passado de Eko é trazido a tona quando ele e Charlie vão em busca do avião, e em uma coincidência da ilha, descobrem o corpo de seu irmão dentro do avião, identificado pela cruz de prata adornando seu pescoço. Eko chora sobre o corpo do irmão, reza, e queima o avião e todo seu conteúdo; exceto por um estátua, que ele dá a Charlie em troca da que ele quebrou.
Enquanto isso, como o pessoal novo está se acomodando, Locke sente a necessidade de proteger o acesso as armas e as tranca no arsenal. Mas Michael tem outras idéias, ele quer aprender a atirar. E embora Locke saiba da pretensão de Michael em ir atrás de seu filho Walt, com quem ele tem se comunicado pelo computador, concorda.
Quando Charlie retorna ao acampamento, jura a Claire que não está se drogando e que não quer ser afastado de Aaron. Mas de noite, ele vai para a floresta e esconde sua estátua entre várias outras, seus demônios sempre presentes...
» 2.09 - What Kate Did
» 2.11 - The Hunting Party